quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Ashura - Ritual de Sangramento

Estamos no período da Ashura....
Ritual de sangramento,no Líbano em 2011
A Ashura é celebrada no 10º dia do mês de Muharram, o primeiro do calendário islâmico,esse ano será no dia 24 de novembro.Nesta data, os muçulmanos xiitas relembraram a morte do neto do profeta Maomé, Hussein ibn Ali, no ano 680 D.C.
A Ashura é comemorada pelos xiitas durante dez dias, período no qual as pessoas se vestem de preto, participam de encontros e palestras islâmicas.No último dia, considerado o ponto alto da comemoração, acontecem os rituais de martírio.Os xiitas participantes cortam-se com navalhas, facas e espadas para ficarem cobertos de sangue e saem as ruas batendo com suas mãos contra o peito e gritando cânticos religiosos.
Mulheres observando o sacrifício dos homens
O hábito de se cortar com navalhas e sangrar são vistos como um gesto extremo de flagelação.Turistas que tiveram a oportunidade de ver o ritual da Ashura, relatam que o cheiro de sangue é forte e insuportável, pode ser detectado à metros de distância.
Jovens, adultos, idoso e até crianças desfilam em frente à multidão cobertos de sangue, acompanhados por palmas, batem contra a cabeça e gritam “Ali”.As mulheres só observam.

Alguns se cortam com espadas, outros com  navalhas, e quando sentem que o sangramento esta parando, cortam suas testas um pouco mais.Para os muçulmanos xiitas, sangrar é um sinal de respeito…
Os Muçulmanos sunitas também celebram o dia, tido como o dia que Moisés jejuou em gratidão a Deus pela liberação dos judeus do Egito.



Fonte:http://www.issoebizarro.xpg.com.br/blog/mundo-bizarro/o-ritual-sangrento-da-ashura/  e winkipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário