A mulher muçulmana vista pelos olhos do ocidente ocupa um papel inferior ao do homem na sociedade, mas na minha opinião submissão não seria a palavra correta. \
O que nos vêm em mente quando falamos sobre uma mulher árabe são dois símbolos:o véu e o harém, estes dois símbolos levam-nos a crer que existe uma subordinação das mulheres muçulmanas, mas pelo contrário, segundo o islã, mulheres e homens têm igualdade espiritual e direitos iguais perante Deus. Pode existir a subordinação de algumas mulheres as quais vivem sobre regras mais rígidas e isso muitas vezes é justificado através de leis religiosas, costumes, sendo que na maioria dos casos trata-se de machismo, o que também esta muito presente também em nossa sociedade. Mas isso não existe como regra claramente citada no alcorão, sendo que segundo o livro sagrado os papéis do homem e da mulher não são de superioridade ou inferioridade, são apenas distinto. Como por exemplo o fato de algumas mulheres muçulmanas optarem por não trabalhar, eles seguem a linha de pensamento que se a mulher e o homem trabalham ambos trazem o sustendo da casa, e é muito provável que eles irão confrontar-se por que ambos provém, então ambos seriam os chefes de família, e é papel somente do homem prover o sustento e ser o chefe de sua família, sendo o papel da mulher o cuidado para com seu esposo, sua casa e seus filhos de um modo geral. Mas isso também não quer dizer que elas são infelizes por não trabalharem fora, e é claro que hoje em dia muitas mulheres estudam, se formam e seguem sua própria carreira, conciliando-a com os cuidados para com seu lar. Dentro da sociedade muçulmana cada um tem sua determinada função familiar para se conviver em harmonia. Por isso não considero que subordinação seja a palavra correta a ser usada, acredito que a mulher muçulmana não se vê dessa forma, elas apenas cumprem o seu papel dentro da sociedade familiar. Na sociedade muçulmana uma mulher não deve se expor de nenhuma forma que vá atrair os olhares dos homens, sempre pensando no fato da preservação da família. Portanto, não cabe a nós ocidentais julgarmos, pois na nossa sociedade também existe machismo, violência contra a mulher e outras coisas desse gênero, a mulher ocidental vem a muitos anos na luta para se igualar ao homem, para ter os mesmos direitos o que na nossa visão é o correto, mas isso não significa necessariamente que assim o seja, tudo parte de um ponto de vista.
Fica a dica!
 |
Vestimenta tradicional nos países do golfo, visita à mesquita em Abu Dhabi |
Algumas diferenças básicas, culturais e religiosas entre homens e mulheres:
- A mulher só pode ter um marido, ao contrário do homem, que pode ter até quatro esposas
- A mulher só pode se casar com um muçulmano, ao contrário do homem que pode se casar com uma mulher de outra religião.Pelo fato do homem ser o alicerce da família ele poder instruir a mulher que não seja da religião pra que ela por decisão própria possa seguir o islã
- Nos Emirados árabes por exemplo as mulheres têm direitos especiais, como preferências em filas, cadeiras, lugar especial no ônibus
- Não é permitido um desconhecido se dirigir até ela , apertar sua mão ou qualquer outro tipo de aproximação de uma mulher muçulmana sendo ela solteira ou casada devido ao respeito pela mulher e sua família
 |
Traje de banho das mulheres muçulmanas |
Com relação a vestimenta, as mulheres do golfo pérsico, por exemplo tem como costume, o uso da abaya preta e do lenço preto (hijab), as cores da vestimenta não são prescritas no alcorão, sendo de acordo com a cultura regional de cada pais. O alcorão determina que a mulher por decisão própria, deve cobrir o seu corpo dos pés até a cabeça podendo deixar a mostra somente os pés, as mãos e o rosto. Algumas mulheres por opção deixam somente os olhos a mostra, algumas usam o véu que cobre todo o seu rosto tendo que levanta-los ao fazer suas refeições na presença de homens que não são da família, e algumas mulheres mais idosas usam umas "mascaras de ferro" ou de couro. Os homens do golfo pérsico usam a "dsdasha" (vestimenta branca), também por um costume regional, mas diferente da mulher, se em algum dia ele quiser vestir roupas ocidentais, ele pode.
As mulheres muçulmanas do Líbano usam roupas ocidentais com lenços coloridos (hejab) combinando com sua roupa. Em geral a mulher árabe sendo ela muçulmana ou não, são muito vaidosas, sempre maquiadas, bem vestidas, com sobrancelhas bem definidas, unhas feitas, perfumadas. E os homens estão sempre atentos a todos os detalhes da mulheres, em geral são bem exigentes.
 |
Libanesas muçulmanas,vestindo roupas ocidentais e o lenço |
As mulheres que não se casam, vivem com seus pais, e podem trabalhar quando solteiras, dependendo se a família permite ou não. Também podem ir a escola e faculdade, optando por uma escola muçulmana só para mulheres ou misturada com cristãos.
As mulheres podem frequentar a mesquita,mas assim como o homem não é uma obrigação. Elas rezam em uma sala separada dos homens para evitar distrações durante as rezas.
Oi Nicole...
ResponderExcluirprimeiramente quero dizer que voce e muito linda e desejo o melhor em sua carreira... :)
Resolvi escrever porque nao acreditei no que li nesse post...Escrevo com respeito e somente queria colocar meu ponto de vista.
Sou casada com um arabe mulcumano... moro no Qatar.. e as vezes penso que as pessoas que conhecem os paises arabes de uma forma superfical tem todo o direito de escrever que as mulheres ocupam um papel inferior na sociedade.
Porque sao poucas as pessoas que tem o conhecimento de dentro das casas e a vida diaria dessas mulheres.
Mesmo que tenha viajado para esses lugares somente o convivio do dia a dia dentro da vida dessas pessoas pode trazer a realidade.
Concordo que existem muitas mulheres em diversas partes sendo abusadas..Mas nao concordo que fale disso uma forma geral.
Talvez para os olhos dos ocidentais uma mulher se cobrir e respeitar a familia seja absurdo..
Porem nos olhos deles.. verem as criancas de 12 13 .... 18 anos namorando andando descoberta e sem direito a serem educadas de forma a se respeitarem tambem se torna absurdo.
Quero ressaltar que ao seus olhos a mulher pode parecer inferior.. mas isso nao e verdade... quer dizer existem razoes claras o porque as mulheres se diferem dos homens...e existem diferencas gigantes entre entre elas se comparando o lugar de onde sao.
Por exemplo voce sabia que os direitos da mulher ao voto ao divorcio e muitas outras coisas sao mais antigos antes mesmo de leis serem criadas.(1400 anos atras).A informacao acima que a mulher fica sem o filho ( nao e verdadeira)
Voce sabia que no Islam a mulher nao tem que ser submissa... Ao contrario o Islam puro trata a mulher como um tesouro.
Sei que existem pessoas fanaticas.... pessoas que transformam tudo e a midia ajuda a colocar a cereja no topo.
Quando voltar ao um pais arabe tente se comunicar com elas.. ir em suas casas... ter amigas arabes...
O que voce vai perceber sera o oposto do que escreveu.. na realidade elas se valorizam e sabem muito bem se defender...
Um bom exemplo seria a Sheika Mozah.... ela estudou sociologia e fundou uma gigante Universidade.. Sua vida esta toda ligada a educacao...Vai falar que ela ocupa papel inferior?
Por favor nao pense que quero lhe corrigir.. quero que talvez considere enxergar o lado deles estando mais perto..Quem sabe voce nao escreve um livro sobre o assunto?
A mulher arabe nao aceita ser vista como objeto..Isso para mim seria o suficiente para tentar entender o porque a maioria delas mesmo tendo a opcao de retirar o veu elas nao o fazem....
Se voce danca, estuda e entende de cultura arabe... deveria tentar entender a raiz desse povo e assim defender as pessoas e cultura que voce mesma busca divulgar.
Fica estranho ver uma pessoa que danca, danca do ventre.. viaja para paises arabes... e fala que suas mulheres sao sumissas..
Na verdade os hoteis buscam brasileiras.. russas e egipicias* Mulheres que nao sao mulcumas ou vem de uma cultura aberta para dancarem para eles...
E voce sabe o porque?
Porque a mulher que danca para o publico nao e bem vista na sociedade.Eles a vem como objeto... eles nao olham seus coracoes e sim seu corpo...(Super Errado pensar assim) Eu acho essa mentalidade muito ultrapassada nesse ponto tambem. Mas prefiro que sejam assim... do que se tornarem tao abertos ao ponto de perderem o que os torna tao especiais....Suas raizes e cultura.
Concorda comigo? que Se eles nao fossem tao especiais.... talvez voce nao se dedicasse a uma arte tao antiga e maravilhosa.
Nao falo de religiao ... falo de ter uma cabeca aberta e entender as diferencas culturais sem julgar ou divulgar algo ruim a respeito.
Pense nisso.
Abraco e sucesso na sua carreira.
Olá Arlete, fiquei muito feliz e agradecida com o seu comentário, e pela forma com que você expos sua opinião, e através dele pude re-ler esse texto que escrevi no início da minha experiência pelos países árabes podendo assim rever alguns dos meus pontos de vista que hoje mudaram e evoluíram, concordo com você, tanto que corrigi o texto, pois hoje conhecendo um pouco melhor essa cultura também pude formar uma opinião diferente da qual eu tinha, acho que isso é o importante, sempre estarmos em busca de informação e divulgarmos o que sabemos sempre da melhor forma sem denegrir a imagem de ninguém. Afinal não existe uma verdade única, principalmente tratando-se de questões culturais. Muito obrigada pela sua visita e espero que possamos discutir muitos outros assuntos pois essa troca de experiências é maravilhosa.Obrigada e um grande abraço
ResponderExcluirOlá gostaria de tirar uma duvida.
ResponderExcluirFui convidada p/ ir em casa de Libanes , ele pediu pra ir de saia e blusa branca ....Porque ? não entendi
Olá primeiramente seria importante saber se quem o convidou é muçulmano ou cristão, mas quanto a cor e modelo de roupa nunca ouvi falar nada, seria mais por questao de no caso serem muçulmanos não usar roupas muito abertas e curtas por questão respeito a religião do anfitrião e no caso de serem cristãos poderia ir com qualquer roupa normal.
ResponderExcluirEspero ter ajudado, e obrigada pela visita ao blog!!!