terça-feira, 1 de outubro de 2013

Figurinos:aberto ou fechado, curto ou tradicional.Existe uma regra?

Hoje vou abordar um tema que é um pouco polêmico entre as bailarinas de dança do ventre pois causa muitas controversas e diversas opiniões, até mesmo para pessoas que estão fora desse meio, o papo hoje é sobre os figurinos e seus diversos modelos.
Muitas de nós bailarinas , principalmente as que trabalham no exterior são muitas vezes criticadas de uma certa forma, por optar por diversos tipos de figurinos e muitas vezes bem diferentes do que é usado no Brasil, como por exemplo saias curtas, abertas, figurinos transparentes e etc. Muitas vezes ouvimos até certos comentários maldosos, e alguns dizendo que estes não são os tipos corretos de figurinos para a dança do ventre.
Nadia Gamal
Mas o que venho questionar dentro deste tema é o que realmente é correto, será que o certo é uma saia fechada e é errado usar uma saia curta ou com fendas bem abertas, e vice versa?Será que existe certo ou errado?Será que usar saias curtas é modernizar demais? Existe uma regra para os figurinos, ou a escolha deve ser pessoal?
Vou tentar responder estes questionamentos conforme a minha visão sobre o assunto viajando um pouco no tempo.Se assistirmos vídeos ou procurarmos por fotos de bailarinas antigas famosas as quais a maioria são ou deveriam ser estudadas por nos, dentre elas principalmente as egípcias, por incrível que pareça, encontraremos em sua maioria figurinos abertos, alguns transparentes, e alguns com saias curtas,  sem deixar de salientar a época em que elas dançavam, a mais de 50 anos atrás.
Vejam os exemplos de figurinos utilizados por bailarinas famosas das décadas de 70,80 e 90:


Fifi Abdo
Nagwa Fouad
Souhair Zaki

Tahia Carioca

Dina 
Vendo essas imagens de nossas antecessoras na dança o que podemos concluir é que não podemos deixar que o preconceito fale em primeiro lugar, e que não existe uma regra que precisa ser seguida, também não quero dizer que o correto seria usar figurinos abertos, afinal isso deve ser uma escolha pessoal, cada um pode optar pelo tipo de figurino que se sentir mais confortável e bonita, sem criticar as demais. Claro que tudo deve ser usado com bom senso, já que estamos representando uma arte. Nós bailarinas internacionais por exemplo, em casos de figurinos abertos e etc, sempre usamos um short por baixo dos mesmos o que evita mostrar qualquer coisa que não deva aparecer. E vale lembrar também que por dançarmos na maioria dos contratos 7 dias na semana temos diversos tipos e modelos de figurinos, desde curtos até saias fechadas, principalmente quem gosta de diversificar e não ir pro palco todos os dias igual. Fica a dica e um alerta de cuidado com o falso pudor afinal estamos em 2013, se as nossas ancestrais na dança usavam esse tipo de figurino por que agora isso deve ser mal visto ou motivo de julgamento!?
Fica a dica:"Ser vulgar ou não depende simplesmente de um figurino e sim da postura e da atitude de cada um."


                                                                                                       
                                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário