sábado, 4 de outubro de 2014

Curiosidades do mundo árabe 3



Cortinas na sacada do prédio
  • Nas igrejas tem a disposição uma espécie de manta (como se fosse um mini pala)  para mulheres que estão vestindo algo muito aberto ou decotado.
  • Nas sacadas dos prédios, no Líbano,as pessoas utilizam uma cortina ao redor de toda a sacada.Quando querem privacidade eles fecham as cortinas.
  • Sempre que você for visitar alguém, é provável que você não consiga ir embora sem  beber ou comer alguma coisa.Quando as visitas chegam as anfitriãs já preparam petiscos, como salgadinhos, sementes (tem o hábito de comer sementes torradas como por exemplo semente de abóbora), amêndoas, castanhas, frutas, e pra beber o clássico café turco ou um chá.
  • O povo árabe se utiliza de muitos gestos para se comunicar, e muitas vezes esses gestos tem um significado bem diferente do que estamos habituados no Brasil, como por exemplo um gesto que fazem que pra nós é como se estivesse mandando embora ou parece uma "fuja louco", pra eles aqui é sinal de que estão gostando, curtindo o show.Assim como o gesto de "espera" deles, pra nós parece um gesto de "muito",e o principal e mais difícil de se acostumar, é quando você faz uma pergunta e ao invés de eles responderem o "não" eles fazem um expressão facial, erguendo as sobrancelhas, este é o não.
  • Adoram discutir, e se há opiniões adversas isso gera horas de discussões que parecem brigas sérias, e que vão começar a se agredir a qualquer momento. No começo me assustava com isso, mas depois acostumei porque sei que é o jeito deles de explicar e discutir os pontos de vista entre eles.
  • No Marrocos, têm-se o habito de jogar dinheiro quando nos aproximamos de uma mesa durante o show, aliás é um povo que gosta muito de dar gorjetas.
  • O chá mais famoso do mundo árabe é o marroquinho, servido em um bulé de prata muito charmoso e em copos específicos para chá, realmente é muito bom e meu favorito hoje em dia.